2019-05-28
Projecto português finalista dos EU Sustainable Energy Awards
David Alvito

O projecto português ClimACT é um dos 12 finalistas dos prémios da semana europeia para a energia sustentável - EU Sustainable Energy Week (EUSEW) –, que acontece de 17 a 21 de Junho.

 

A iniciativa é constituída por um consórcio de nove entidades europeias, entre elas o Instituto Superior Técnico (IST), o Instituto de Soldadura e Qualidade, a Edigreen, a ABAE, o CIEMAT, a Universidad de Sevilla, a Université de la Rochelle, a Ville de la Rochelle e a University of Gibraltar.

 

Com um orçamento de 1,3 milhões de euros e financiado pelo programa Interreg (Interreg Sudoe), o ClimACT, liderado pelo IST, surgiu há cerca de três anos, com o objectivo de avaliar o desempenho ambiental de energético de quase quatro dezenas de escolas-piloto e de desenvolver ferramentas que apoiem uma mudança de paradigma para uma economia de baixo carbono nas escolas, centrado em quatro eixos principais: criação de ferramentas educacionais, de apoio à decisão, desenvolvimento de novos modelos de negócio e potencialização de uma rede temática “escolas baixo carbono”. Desde então o projecto tem vindo a crescer, com o desenvolvimento de uma plataforma de correspondência de recursos e uma plataforma educativa, com jogos e cursos de tipo e-learning que podem ser usados pelos professores nas suas aulas.

 

O projecto pretende promover as próprias escolas, através de redes de contacto desenvolvidas pelos vários intervenientes, como professores, alunos, encarregados de educação, entre outros, numa partilha de ideias sobre a forma de melhorar o desempenho energético das escolas.

 

São 12 os finalistas dos EU Sustainable Energy Awards, uma iniciativa da Comissão Europeia que, todos os anos, pretende distinguir os melhores projetos e iniciativas com impacto positivo no setor energético, e que competem em quatro categorias: envolvimento, liderança, inovação e juventude. Os vencedores serão conhecidos durante a EU Sustainable Energy Week, que decorrerá entre os dias 17 e 21 de Junho deste ano.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições